Seguidores

segunda-feira, 12 de março de 2012

Visitas no quintal e visita ao Rio Varoso

Boas!

Depois da abertura, fui ao rio todos os dias,  sem resultados dignos desse nome.

Apenas uma truta se resolveu deixar fotografar, aquando a chuva nos resolveu visitar!



Mas no passado sábado , tive o prazer de mais uma vez acolher pelos meus quintais o caríssimo João Dias, do Trutaseserras.blogspot.com, que mias uma vez fez questão em nos vir visitar!

O dia começou um pouco atribulado... fomos ate ao troço que estava delineado pescar, montar o equipamento, conversa puxa conversa, e quando íamos a descer para o rio, tivemos que retroceder. A mini hídrica tinha começado a debitar, e tinha estragado os planos de realizar ali uns lançamentos.
Como tinha a companhia do meu instrutor de pluma, como seria mais que óbvio, iria por em prática os meus poucos conhecimentos desta magnifica arte de pesca!

Com tudo isto, fomos para o meu quintal!
Como já era de esperar, a água estava cristalina, com as trutas muito desconfiadas e bem escondidas!

Começamos a bater todas as correntes com tricopteros, alternando entre tamanhos e e feitios...deixei o João pescar á sua vontade! E que gosto dá ver quem sabe...ele teve um ataque de uma truta com uns 25 cm e mais nada!

Fomos até outro ponto com mais correntes, e que bom estava para a pluma! Pouco caudal, mosquitos na postura, e sol, mas água um pouco fria, o que dificulta e muito a actividade das trutas!

Eu bem tentava ter a alegria de ver uma trutita a atacar a mosca, e até parecia aplicado nessa demanda! :)

Num local que já me deu algumas alegrias, escondi-me atrás de uma pedra, e consegui lançar e por a mosca no local correcto e tive a alegria do dia! Uma truta atacou a mosca...e num momento demasiado brusco, tentei cravar aplicando uma força estúpida, e acabei por a descravar....devia ser uma truta de medida, mas já fiquei muito contente! A pluma é uma pesca maravilhosa, que infelizmente não tenho companhia para a exercitar mais!

Já era hora do almoço...e o apetite já apertava!
Mais uma vez fomos muito bem servidos no Restaurante " O Sacristão" com os seus nacos na pedra e o bacalhau assado!
Durante o almoço foi inevitável falar da pesca, das leis, das concessões, de tudo o que nos apoquenta e não vemos solução a vista...e era hora de decidir onde ir fazer mais uma perninha!

E a decisão caiu no rio Varoso... com um pouco de receio de ter pouco caudal, lá fizemos a viagem.

Desta vez e por condições de baixo caudal, levei a cana de spinning para apenas fazer locais menos interessantes para a pluma, e o João aproveitar as boas sucessões de correntes!




Mas a sorte do jogo continuava do lado das trutas! Não queriam ser fotografadas!

Ia andando longe do rio, com o meu olhar posto nos lançamentos milimétricos que eram realizados com mestria...

Cheguei a um pequeno poço alimentado por uma pequena corrente, e lançei a colher mepps nº0, para a cabeça da corrente...e finalmente uma trutita se deu ao trabalho de atirar a colher! Esta é daquelas que não engana e é uma fário autóctone!



Estas trutas deste rio tem umas cores fantásticas!Embora nao me pareça que exista uma grande população neste rio, que tem umas margens espetaculares!

E mais nada se mexeu, nesta excelente jornada de pesca!

Foi um dia muito bom, em boa companhia, infelizmente com poucas trutas,ou não!,  mas nem sempre de capturas se faz uma bela jornada, basta que para isso haja convivio e amizade!

Até um dia destes João! E obrigado por me "obrigares" a tirar o pó da cana!

Abraço

5 comentários:

  1. Mesmo que nem tivesse saído peixe só pela paisagem já valia a pena.


    Depois de uma semana de trabalho pegar na cana e ir para os sítios das fotos deixa qualquer um relaxado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joao!

      A pesca vale sempre a pena! É preciso é saber vive-la de um jeito especial...

      É o verdadeiro anti-stress!

      Abraço

      Eliminar
  2. Ola Joao!

    Manda-me o teu mail...que falamos melhor!

    Abraço e claro que nao estou esqueçido!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas!! a pesar de que os rios van moi baixos de niveis de auga envexoche que xa poidas pasar tempo pola sua beira, aqui en Galicia estamos esperando ansiosos ao proximo Domingo.
    Un saúdo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas!

      Ai pela Galiza como estão os caudais?

      Ja falta pouco para Domingo!

      Un saudo!

      Eliminar